terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Câncer de mama tem cura sim!


Por Giovanna Manfro
O câncer de mama é uma das doenças que mais assustam as mulheres de todo o mundo. Cerca de 49 mil casos de câncer de mama são diagnosticados por ano no Brasil. Esse tipo de câncer também é o que mais leva brasileiras a morte.

O câncer de mama começa a ser mais frequente depois dos 35 anos, e recomenda-se que a partir dos 40 a mamografia (exame capaz de identificar o tumor) seja feita pelo menos uma vez por ano. Nesse caso, a mamografia é importante, pois é capaz de identificar o tumor quando este temmenos de 1 centímetro. Se identificado no estágio inicial, as chances de recuperação são de 95%.

O câncer pode ser identificado também através do auto- exame, porém não no estágio inicial, diminuindo assim as chances de recuperação total. Apesar da importância do auto- exame, a mamografia é mais eficiente na detecção da doença.

Uma das grandes barreiras na detecção precoce desse tipo de câncer é a procrastinação. Muitas mulheres não vão ao ginecologista regularmente e outras tantas esperam um sintoma para irem ao médico.

Muitas vezes, o que poderia ser um simples tratamento acaba virando uma grande doença que acarreta danos físicos e psicológicos para a mulher. A espera pode ser fatal quando se trata de câncer.

A conscientização da população feminina (e também masculina, já que esse câncer, menos frequentemente, pode aparecer em homens) é decisiva para a detecção e tratamento. Por isso, não deixe para depois o que você pode fazer hoje. O tempo, nesse caso é decisivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário